Principalmente para reduzir o valor das contas de energia elétrica.
Sua concessionária de energia elétrica fornece potência ativa (kW) e potência reativa (kVAr) para sua instalação na forma de potência aparente (kVA). Apesar da potência reativa não ser registrada no seu medidor de potência ativa, o sistema de transmissão e distribuição da concessionária precisa ser capaz de disponibilizar esta potência adicional.
Óbviamente as concessionárias repassam aos consumidores o custo de instalação e manutenção de maiores geradores, transformadores, cabos, chaves, etc.
Aumento da capacidade elétrica do sistema
Capacitores de potência aumentam a capacidade do sistema de carregar potência. Melhorando o fator de potência de uma carga, automaticamente se reduz os kVA. Portanto, você pode, adicionando capacitores, aumentar a potência útil (kW) do seu sistema, sem aumentar os kVA.
O mesmo princípio se aplica para reduzir as correntes em instalações sobrecarregadas. Corrigir o fator de potência, de 75% para 95%, por exemplo, resulta em corrente 21% menor para os mesmos kW de potência útil.
Melhoria nos níveis de tensão
A queda de voltagem provocada pela excessiva demanda de corrente, causa sobreaquecimento e torna os motores mais fracos. Com a diminuição no fator de potência, a corrente da linha aumenta agravando a queda de tensão. Adicionando capacitores ao seu sistema, e obtendo melhores níveis de tensão, você aumenta a
eficiência, a performance e a vida útil de seus motores.
Diminuição de perdas elétricas
Há dois tipos básicos de instalações com capacitores: instalações com capacitores individuais ligados em cargas senoidais ou lineares, e instalações com bancos de capacitores fixos ou automáticos ligados na subestação de entrada de energia ou de distribuição.
Redução de Perdas (%) = 100 - 100 x FP original/FP corrigido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário